ÁREA: Ciências Humanas e Linguagens
SUBÁREA:
Alteridade e Relações Sociais
ANO: 2º
COMPONENTES
CURRICULARES RELACIONADOS: Inglês, História, Produção Textual
PROFESSOR(A):
Jane, Ilma
JUSTIFICATIVA
–
Através desta eletiva vamos conhecer a obra: O diário de Anne Frank, que apresenta o depoimento da pequena Anne, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seus escritos narram os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, assim como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Tendo em vista que esta obra apresenta diversas traduções incluindo o inglês, a proposta da eletiva é que os alunos conheçam a versão em Língua Inglesa e pratiquem a tradução do inglês para o português. Portanto, por meio desse livro esses alunos saberão quem foi Anne Frank e produzirão um diário entendendo toda a estrutura textual deste gênero ao mesmo tempo serão direcionados para um momento histórico que marcou várias gerações, a Segunda Guerra Mundial.
OBJETIVO:
Aprofundar
os conhecimentos em língua inglesa e o processo de tradução, através da
produção textual de um diário.
Conhecer mais sobre a história e a obra de Anne Frank, menina morta pelos nazistas no Holocausto ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.
CONTEÚDOS:
Inglês
- Leitura e compreensão da obra através
de leitura em inglês e português.
- tradução de trechos da obra do inglês para o português
Produção textual:
Estudo da estrutura e produção do gênero textual “DIÁRIO”
História
-
Segunda Guerra Mundial.
- Nazismo e o Holocausto.
EIXOS ESTRUTURANTES: Processos criativos.
METODOLOGIA
–
Os
conteúdos previstos para esta eletiva serão trabalhados da seguinte forma:
Abordagem da parte teórica em sala de aula,
através de aulas remotas ou hibridas, com as seguintes etapas;
1. etapa- Conhecendo a obra O
DIÁRIO DE ANNE FRANK.
2. etapa – Tradução de trechos
da obra do inglês para o português e estudo da estrutura do gênero textual
diário.
3. etapa – Estudo sobre o
período histórico da Segunda Guerra Mundial.
4. etapa – Elaboração de um
roteiro para encenação de um importante acontecimento relatado pelo diário de
Anne.
5. etapa – Preparos para a
encenação que pode ser por meio de desenho e áudio produzido pelos alunos.
RECURSOS DIDÁTICOS
Celular
Computador
Livro
Material
em PDF
Internet
Software
de edição de áudio e vídeo
PROPOSTA
PARA A CULMINÂNCIA:
Apresentação de um vídeo de uma encenação da
obra em desenho criada pelos alunos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/anne-frank.htm
https://www.youtube.com/watch?v=eKbNMIsiCdk
https://www.youtube.com/watch?v=BHE9ygmiUQ4
https://www.gamati.com/2017/06/01/como-e-o-processo-de-traducao-de-um-livro/
1-
Biografia de Anne Frank acesso em 30/08/2021 https://pt.slideshare.net/jorgediapositivos/anne-frank-1324350
2-
Odisseia de Anne Frank acesso em 30/08/2021 https://pt.slideshare.net/guileone1/o-dirio-de-anne-frank-39327152
3-
frases significativas: https://slideplayer.com.br/slide/3140646/
acesso em 30/08/2021
4-
Museu on line de Anne Frank acesso em 30/08/2021 https://artsandculture.google.com/exhibit/wQi4lSIy
5- BIBLIOTECA DIGITAL: (CRIADA PELA PROFESSORA Esp. Ilma Araujo)https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1JX_kgEC1aqInqhVS0Q1gM88puVt3dbFc Diário de Anne Frank
Filmes:
1-
https://www.youtube.com/watch?v=eo6KhO8R3RE
Minha querida Anne Frank acesso em 30/08/2021
2-
https://www.youtube.com/watch?v=ZjbFcbsHMmY
Escritores da Liberdade - O que é o holocausto acesso em 30/08/2021
Game:
FORMULA GEO:
1-
http://formulageo.blogspot.com/2020/10/jogue-on-line-ajuste-o-texto-sobre-quem.html?m=0 Quem foi Anne Frank?
Expansão Marítima, também conhecida como Era dos Descobrimentos, foi um período de grande exploração e expansão territorial por parte das nações europeias, principalmente entre os séculos XV e XVI. Esse movimento foi impulsionado por uma combinação de fatores econômicos, políticos, religiosos e tecnológicos.2
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExtremamente desconfortável, insalubre e perigosa. Em média, a cada três navios que partiam de Portugal nos séculos 16 e 17, um afundava. Cerca de 40% da tripulação morria nas viagens, vítimas não só de naufrágios, mas também de ataques piratas, doenças e choques com nativos dos locais visitados
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBreno, Paulo e João Vitor turma 100mjp
ResponderExcluir