Outubro

Dia Internacional da Música, Kauan 2 admI MJP 01/10 Dia das Abelhas, 03/10 Niver Prof Josiana MJP Dia de São Joao Calábria 08/10 Niver de Leticia Santos MJP 2 admII Niver de Esdras 10/10 Niver de Gabriel Lorran 11/10 Dia das Crianças, 12/10 Niver de Pyetro 2 inf MJP 14/10 Dia do Professor, 15/10 Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15/10 Niver de Wilma, Dia do Medico, Geovanna 101 MJP Wesley 2 admII 18/10 Dia Nacional da Inovação, Luciano MJP 2admII19/10 Niver de Claide Vi 20/10 MJP 102 Niver de Luis Alberto 22/10 MJP 102 Niver Prof Harley Justino 23/10 Dia Nacional da Saúde Bucal, Maria Fernanda MJP 101, Ivanilson MJP 102 Raissa 2 inf MJP 25/10 Niver de Estevao 2 inf MJP 26/10 Niver de Arnaldy 27/10 - MJP 101 Niver do Prof Luis e Hugo Justino, Graziella MJP101, Geovana 2 admI MJP 28/10 Dia Nacional do Livro, Ronald Cascaes MJP 102 29/10 Dia das Bruxas, 31/10 Niver de Gilton, Dia do Saci, 31/10

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

ELETIVA: Viagem ao centro da terra: conhecendo São Luís. (MJP)



Professores: Esp. Ilma Araujo e Paulo Calvet


ANO: 1º ano NEM.


COMPONENTES CURRICULARES RELACIONADOS
– Filosofia e História


JUSTIFICATIVA

Em 1997 São Luís foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial. Temos aqui uma tradição cultural diversificada, prédios históricos tombados, uma história rica cheia de influências múltiplas. A partir disso é justo perguntar: conhecemos o bastante nossa cidade? Conhecemos os detalhes dessa história e sua riqueza? Alguma vez já caminhamos pelo centro histórico atentando aos detalhes arquitetônicos e à beleza das paisagens?

A proposta dessa eletiva é proporcionar aos educandos um contato com essa história, investigando as múltiplas influências que compuseram nossas tradições, nossa arquitetura e nosso povo.

 
OBJETIVO – Conhecer elementos da história de São Luís e investigar as múltiplas influências que compuseram nossas tradições.


CONTEÚDOS – História da fundação de São Luís, a construção da cidade,


EIXOS ESTRUTURANTES: Área de atividade – Sociedade e Cultura. Subárea – memória e história.


METODOLOGIA – Aulas expositivas e dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, visitas virtuais a museus, uso do Aplicativo Google Earth.


RECURSOS DIDÁTICOS – Quadro e pincel, livros, laboratório de informática, biblioteca, aparelho de som.


PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA – Confecção de um vídeo idealizado e montado pelos alunos, apresentado um resumo do que fora visto durante a eletiva.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SÃO LUÍS – SEVILLA. Prefeitura Municipal. São Luís: Ilha do Maranhão e Alcântara. Guia de Arquitetura e Paisagem. São Luís – Sevilla: PMSL, IPHAN, Junta de Andalucia, 2008.

Site do IPHAN no Maranhão: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/346/

MARTINS, Ananias Alves. São Luís: fundamentos do patrimônio cultural – séc. XVII, XVIII e XIX. São Luiz: Sanluiz, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog