Professores: Esp. Ilma Araujo e Paulo Calvet
ANO: 1º ano NEM.
COMPONENTES CURRICULARES RELACIONADOS – Filosofia e História
JUSTIFICATIVA
Em 1997 São Luís foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio
Cultural Mundial. Temos aqui uma tradição cultural diversificada, prédios
históricos tombados, uma história rica cheia de influências múltiplas. A partir
disso é justo perguntar: conhecemos o bastante nossa cidade? Conhecemos os
detalhes dessa história e sua riqueza? Alguma vez já caminhamos pelo centro
histórico atentando aos detalhes arquitetônicos e à beleza das paisagens?
A proposta dessa eletiva é proporcionar aos educandos um
contato com essa história, investigando as múltiplas influências que compuseram
nossas tradições, nossa arquitetura e nosso povo.
OBJETIVO – Conhecer
elementos da história de São Luís e investigar as múltiplas influências que
compuseram nossas tradições.
CONTEÚDOS – História
da fundação de São Luís, a construção da cidade,
EIXOS ESTRUTURANTES: Área de atividade –
Sociedade e Cultura. Subárea –
memória e história.
METODOLOGIA – Aulas
expositivas e dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, visitas virtuais a
museus, uso do Aplicativo Google Earth.
RECURSOS DIDÁTICOS – Quadro e pincel, livros, laboratório de informática,
biblioteca, aparelho de som.
PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA – Confecção de um vídeo idealizado e montado pelos alunos,
apresentado um resumo do que fora visto durante a eletiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SÃO LUÍS
– SEVILLA. Prefeitura Municipal. São Luís: Ilha do Maranhão e Alcântara. Guia de Arquitetura e Paisagem. São Luís – Sevilla:
PMSL, IPHAN, Junta de Andalucia, 2008.
Site do
IPHAN no Maranhão: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/346/
MARTINS, Ananias Alves. São Luís:
fundamentos do patrimônio cultural – séc. XVII, XVIII e XIX. São Luiz:
Sanluiz, 2000.