CENTRO DE ENSINO JOSÉ JUSTINO PEREIRA
TURNO MATUTINO
ANO LETIVO 2014
PROJETO “APRENDER NO MUNDO DA COPA”.
1. INTRODUÇÃO
A
Copa do Mundo configura-se como um evento esportivo de relevante importância.
Neste
ano, ela acontecerá em nosso país entre os meses de junho e julho. Este período
será
uma boa oportunidade, tanto para a promoção do futebol como para a divulgação
da nossa diversidade cultural.
Haja
vista que o povo brasileiro é apaixonado por futebol, justifica-se o
desenvolvimento deste projeto. Desse modo, Copa do Mundo é uma grande
oportunidade para trabalhar temas importantes com os alunos, enriquecendo as
aulas e estimulando a aprendizagem.
Eventos
como este, tornam-se excelentes recursos motivacionais para desenvolver e
estimular o conhecimento e as competências curriculares através de um projeto
interdisciplinar que visa o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento
acerca do nosso País e dos demais países participantes do referido evento.
Nesse
sentido, por meio da interdisciplinaridade pretende-se construir coletivamente
um aprendizado consistente que faça sentido para os alunos, buscando
orientá-los na construção dos saberes necessários para a cidadania e autonomia.
2.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver
um projeto interdisciplinar para motivar os alunos a conhecerem melhor seu país
e os participantes da copa,valorizando e respeitando as várias etnias e
culturas,possibilitando a eles condições para que se apropriem dos diversos
aspectos culturais,étnicos, políticos e sociais contidos neste evento.
3.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer a
história das Copas;
·
Conhecer,
valorizar e divulgar as diversas culturas.
·
Enfocar a união
dos povos pelo esporte, tendo como foco sempre o tema paz e ofair play, ou
seja, o respeito entre os jogadores e às regras do jogo, ter espírito esportivo,
não “jogar sujo” e nem usar de violência;
·
Reforçar o
espírito patriótico.
·
Reconhecer a
importância da história do nosso País em Copas do Mundo;
·
Identificar os
países participantes da Copa do Mundo 2014;
·
Conhecer as
contradições do nosso país;
·
Identificar as
contribuições que os países participantes da Copa do Mundo 2014
trarão
ao Brasil e para as capitais brasileiras sedes na copa;
·
Desenvolver
valores importantes dentro e fora do campo como: ética,respeito,espírito de
equipe,companheirismo,trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta,
respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial e outros.
4. ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS
·
Pesquisa em jornais,
livros, revistas e internet;
·
Exposição de
textos em murais: de cartazes;
·
Produção de
textos individuais e coletivos;
·
Trabalho com os
Hinos Nacionais dos países participantes da Copa do Mundo;
·
Jingles das copas
antigas e recentes;
·
Trabalho com as
Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;
·
Pesquisa sobre as
curiosidades da Copa do Mundo;
·
Pesquisa sobre a
História das Copas;
·
Pesquisar os
itens mais vendidos relacionados à Copa do Mundo;
·
Pesquisar sobre a
Sede da Copa do Mundo: o modo de vida das pessoas, seus usos e seus costumes.
·
Pesquisa sobre a
alimentação de um atleta;
·
Pesquisa sobre a
importância da prática de esportes;
·
Efeitos nocivos
de drogas no esporte (álcool, fumo, doping);
·
Refletir sobre o
impacto ambiental provocado pelas construções dos estádios nas capitais sedes
do evento;
·
Observar
semelhanças e diferenças entre os países participantes da Copa (língua, danças,
comida,costumes, etc.);
·
Pesquisa de
expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual
o significado original de cada uma dessas expressões e o uso fora do contexto
esportivo;
·
Comparação da
linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos
jornais e nas revistas para descrever os jogos;
·
Interpretação de
charges que falem sobre a relação entre política e futebol/Criação de charges;
·
Análise das
expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes
seleções;
·
Pesquisa sobre
aspectos físicos,sociais,econômicos e humanos dos países participantes da copa
(comparar com os indicadores brasileiros);
·
Novidades tecnológicas:
estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o
rendimento dos atletas, avançam em telecomunicações (imagem/som);
·
Utilização do
mapa para localizar os países participantes da Copa com destaque para o fuso
horário de cada um;
·
Utilização do
mapa para localizar a sede da Copa e as capitais que serão sede de outros
países;
·
Debate sobre o
patriotismo que surge na época da Copa;
·
Discussão sobre a
mão de obra temporária e o desemprego no país;
·
Dicas saudáveis
para cuidar do corpo, da mente e de alimentos que fazem bem para o nosso corpo.
5. METODOLOGIA
Os alunos vão
desenvolver suas atividades a partir de aulas expositivas, do uso das
tecnologias disponíveis na escola, atividades de pesquisa direcionadas pelos professores,
trabalhos em grupo e individual, leitura de textos, exibição de vídeos sobre os
temas da copa, sobre o Brasil, músicas, etc.
Cada turma fará o estudo mais específico sobre alguns
países participantes da Copa, sob a orientação de professores previamente
escolhidos, conforme abaixo:
TURMA
|
PAÍS PARTICIPANTE
|
PROFESSORES
RESPONSÁVEIS
|
101
|
CAMARÕES
|
LUCIANA E PAULO
|
102
|
JAPÃO
|
VERIDIANA, MÁRCIA E
REGINALDO.
|
103
|
IRÃ
|
JOSEANE E MARIA RITA
|
201
|
ARGENTINA
|
CÁTIA E FLÁVIA
|
202
|
ESPANHA
|
WELAINE E EDUARDO
|
203
|
ESTADOS UNIDOS
|
GESSIRAN E ROSINEIDE
|
204
|
ALEMANHA
|
ESP. ILMA E JOBENIO
|
301
|
RUSSIA
|
HELENA E LUCYMARY
|
302
|
ITÁLIA
|
ANA PAULA E YRON
|
303
|
MÉXICO
|
CRISTIANE E EDVILSON
|
6. AVALIAÇÃO
Este projeto será avaliado durante todo o seu
desenvolvimento, levando em consideração as fases de pesquisa, estudo, debates,
confecção dos trabalhos e materiais e, por fim a apresentação.
Os trabalhos desenvolvidos pelas turmas serão
avaliados a partir de alguns critérios como conteúdo, organização,
criatividade, criticidade, etc.; sendo que esta avaliação será utilizada como
uma das notas para todas as disciplinas do 2º período, de acordo com o critério
de pontuação obtido na gincana.
7. CULMINÂNCIA
As atividades serão encaixadas numa gincana a ser
realizada dia 10/06. Cadaequipe representará alguns países participantes da
Copa e os alunos realizarão atividades diversificadas relacionadas com a
temática trabalhada.
8. RECURSOS
Vídeos,filmes,data show,internet,jornais,revistas,caixa
de som,microfone,pendrive,notebook.
cartolinas,balões,tintas,pincéis,etc.
ALEMANHA
ITALIA (MASCOTE)
ITALIA-DANÇA TIPICA
MEXICO- DANÇA TIPICA