Novembro

2Dia de Finados e WANDER KAUA 4 Dia do Inventor 5 Dia da Ciência e Cultura 9 Tatiana 11 Valterline 12 Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira e diretor da escola. 13 MARCOS VINNICYOS 14 LUCAS RUANNEZ 15 Proclamação da República 17 Dia Internacional do Estudante 19 Dia da Bandeira 20 Dia Nacional da Consciência e Vania Meneses 23 Dia nacional de combate ao dengue Negra 26 Jackeline

domingo, 11 de junho de 2017

PROJETO MEIO AMBIENTE E A INTERAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA




CENTRO DE ENSINO JOSE JUSTINO PEREIRA
PROJETO MEIO AMBIENTE E A INTERAÇÃO COM A NATUREZA
DURAÇÃO: MARÇO A JUNHO DE 2017
ÁREAS: CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
ELABORAÇÃO: DAVI AMORIM, JOBENIO SANTOS, KLEYMAR PEREIRA. HELENA CAWPY, LUIS PINHEIRO, PAULO AFONSO, MARIA RITA E SANTANA MAIA.
PUBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (8/9 ANO) E ENSINO MÉDIO REGULAR
TURNO: MATUTINO E VESPERTINO





1-      JUSTIFICAVA:
Aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, recursos naturais finitos, ma destinação do lixo, entre tantos outros conceitos e expressões reiteradamente utilizadas na mídia e nos meios acadêmicos de uma forma geral para referi-se a um só problema: a ação do homem sobre o meio ambiente esta transformando nosso planeta em um local perigoso para a vida de um modo geral.
Ao considerar as questões referentes a problemática ambiental existente, torna-se necessária a busca por alternativas que visem minimizar os prejuízos ao meio ambiente.
Vale ressaltar a importância de conscientização quanto aos fatos apresentados no que diz respeito a questão do desenvolvimento sustentável.
A importância dessa ação efetiva-se a participação dos alunos mediada pela ação do corpo docente e comunidade escolar. Este projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar nas series do ensino fundamental e ensino médio regular, abrangendo as três áreas do conhecimento.

2-      OBJETIVO GERAL:

Fomentar uma educação voltada para os problemas concretos do meio ambiente através de abordagens inter disciplinares e de uma participação ativa e responsável.
Despertar a visão critica do alunado em relação a preservação do meio ambiente, provocando assim, uma leitura da realidade socioambiental, favorecendo mudança de postura diante dos fatos.

3-      OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Incentivar os alunos a adotarem uma postura ativa na busca do conhecimento.
Promover aprendizagem cooperativa, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe.
Fomentar a consciência ecológica por meio da reflexão das ações humanas que interferem no meio ambiente, despertando o senso critico dos alunos.
Alertar sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza.
Valorizar ações que possam promover a sustentabilidade
         Identificar a programar ações de cuidado com o meio ambiente na sua vida pessoal, em casa na escola e na sua comunidade.

4-      METODOLOGIA
        O projeto será desenvolvido por meio de uma proposta interdisciplinar, onde os professores atuarão com orientadores das atividades a serem realizadas para a consecução do mesmo.
                Podendo ser utilizadas as seguintes estratégias: criar ações para arborização e recuperação da área escolar, livro de receitas alternativas, palestras, releitura de obras artísticas, parodias, assistir documentários, aula de campo, construção de horta escola, produção textual, campanhas de conscientização, reaproveitamento do lixo, mural e demais estratégias que visem à construção de um conhecimento mais significativo sobre a temática trabalhada.
Para execução do projeto será trabalhado de acordo com as seguintes fases: 
a)      Fase previa: preparação das atividades pelo professor e trabalho com as turmas, repassando os pré- requisitos para a efetivação das atividades.
b)     Fase preparatória: distribuição das atividades e formação de grupos de trabalho, com a definição de normas para o bom andamento das atividades e o levantamento dos materiais que serão necessários para realização das tarefas propostas.
c)      Fase de implementação:  construção dos materiais a serem utilizados.
d)     Fase conclusiva: apresentação do resultado do estudo realizado para a comunidade escolar.

5-      CRONOGRAMA
ATIVIDADE
FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
Elaboração do projeto
X




Apresentação do projeto a direção
X




Apresentação aos alunos

X



Divisão de equipes

X



Execução das atividades


X
X

Culminância




X

6-      AVALIAÇÃO
                A avaliação acontecera de forma continua por meio da participação e interesse na realização dos trabalhos, qualidade de produção e apresentação. Sendo os alunos avaliados por seu envolvimento com o projeto por cada professor orientador.
                Na culminação do projeto, será possível avaliar o final do processo, onde os professores também farão uma avaliação dos trabalhos, percebendo o que foi realmente aprendido através das apresentações dos alunos aos visitantes, alem da qualidade dos trabalhos expostos.

7-      RECURSOS
·         Data show
·         Notebook
·         Jornais
·         Internet
·         Livros
·         Documentários
·         Produtos recicláveis
·         Tintas
·         Pinceis
·         Pets
·         Latas de refrigerantes
·         Palitos de picolé
·         Copos descartáveis
·         Papelão
·         Cola
·         E outros materiais que possam ser utilizados como ferramentas para execução das atividades.
8-      SUBTEMA/TURMA/TURNO-PROFESSORES ORIENTADORES
1-      A EXTINÇÃO DAS ESPECIES/101/MATUTINO-CATIA, SANTANA E VERIDIANA


































2-      ÁGUA E MEIO AMBIENTE/102/MATUTINO-DAVI, FLAVIA, FERNANDO
3-      POLUIÇÃO E O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE/103/MATUTINO-CARMEM, JOBENIO E RITA
4-      RECICLAGEM/201/MATUTINO- GESSIRAN, HUGO, RAIMUNDO E ROSINEIDE
5-      URBANIZAÇÃO/202/MATUTINO-JOELMA E SORAIA


6-      SUSTENTABILIDADE/203/MATUTINO-LUCYMARY E PEDRO
7-      TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE/301/MATUTINO- ANA PAULA, CRISTIANE E KLEYMAR





















8-      LIXO/302/MATUTINO- PAULO E WELAINE
9-      DESMATAMENTO E QUEIMADA/303/MATUTINO- ESP. ILMA E HELENA







  



























10-   ALIMENTOS E REA APROVEITAMENTO/304/MATUTINO-JOSEANA E PINHEIRO



11-   ALIMENTOS/81/VESPERTINO-HELENA E ROSYMARY
12-   DESMATAMENTO E QUEIMADA/82/VESPERTINO-DORACY E CARMEM
13-   POLUIÇÃO E O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE/91/VESPERTINO-CATIA E CARMEM



















14-   REAPROVEITAMENTO/92/VESPERTINO-FLAVIA E MANUELA
15-   LIXO ELETRÔNICO/93/VESPERTINO-JOSEANE E SORAIA
16-   EXINTINÇAO DAS ESPECIES/101/VESPERTINO- DALVANIR, PAULO E PENHA
17-   RECICLAGEM/102/VESPERTINO-ESP. ILMA E ROSÁRIO
18-   SUSTENTABILIDADE/103/VESPERTINO-FERNANDO E HUGO






















19-   ÁGUA E MEIO AMBIENTE/201/VESPERTINO-JOBENIO E ROSINEIDE
20-   URBANIZAÇÃO/202/VESPERTINO-JOELMA E RAIMUNDO

9-      CONCLUSÃO


O projeto tem a pretensão de incentivar o conhecimento e a formação de uma consciência critica que direciones a tomada de decisão em favor da preservação do meio ambiente PR meio de atitudes concretas e capazes de interferir de forma positiva para a manutenção da vida no planeta.

Arquivo do blog