MARÇO

01- Dia Mundial de Zero Discriminação,Dia Pan-Americano de Turismo,Dia do Turismo Ecológico. 03-- Dia Mundial da Vida Selvagem,Dia do Corpo de Intendentes da Marinha. 05-Dia do Filatelista Brasileiro,Dia Nacional da Música Clássica,Dia da Integração Cooperativista. 07-Dia do Fuzileiro Naval,Dia Nacional da Advocacia Pública. 09-Dia Mundial do DJ. 10-Dia do Sogro,Dia do Conservador. 12-Dia do Bibliotecário,Dia Mundial Contra a Cibercensura,Dia Mundial do Rim. 14-Dia do Pi,Dia do Vendedor de Livros,Dia Nacional dos Animais. 15-Dia da Escola,Dia Mundial do Consumidor,Dia de São Longuinho. 16 -Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas,Dia Nacional do Ouvidor,Dia do Agente,Penitenciário Federal. 17-Dia de São Patrício 18-Dia Nacional da Imigração Judaica 19-Dia de São José,Dia do Carpinteiro e do Marceneiro,Dia Nacional do Artesão 20-Dia Internacional da Felicidade,Dia Mundial da Saúde Bucal,Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude,Dia Nacional da Aquicultura,Dia Mundial sem Carne. 21-Dia Universal do Teatro,Dia Internacional Contra a Discriminação Racial,Dia Internacional da Síndrome de Down,Dia Internacional das Florestas e da Árvore,Dia Mundial da Infância,Dia Mundial da Poesia. 22-NIVER DE GILSON 23-Dia do Optometrista,Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores. 24-Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos,Dia Mundial de Combate à Tuberculose. 25-Dia de São Dimas,Dia do Especialista de Aeronáutica,Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos,Dia Nacional da Comunidade Árabe. 26-Dia do Cacau,Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia,Dia do Mercosul. 27-Dia Mundial do Teatro 28-Dia do Diagramador,Dia do Revisor,Hora do Planeta 30-Dia Mundial do Transtorno Bipolar 31-Dia da Saúde e Nutrição,Dia da Integração Nacional

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma ação vale mais que mil palavras


Centro de Ensino São Operário
SEDUC
Educadores: : História (Esp. Ilma da Silva Araújo), Geografia(Maria de Jesus da Silva), Arte(Maridalva de Oliveira Sousa) e Educação Religiosa(Ana Maria Pinheiro Marques).
PROJETO
8 º e  9º Ano

Tema: Uma ação vale mais que mil palavras: impressões do meio ambiente.

Objetivo:
Compreender quais são as ações prejudiciais e quais consequências geram em nosso planeta.

Conhecimento prévio:
Compreender que muitas ações do homem na natureza geram consequências ao meio e ao ser humano.

Atividade motivacional:
Instigar os alunos quanto às ações do homem que podem prejudicar a natureza e quais medidas podemos tomar para amenizar os problemas existentes.

Tempo
É um projeto para, no mínimo, um semestre. Há algumas possibilidades de sistematização da discussão que poderão ser utilizadas para cada etapa da pesquisa ou debate, podendo todas elas ser parte de um blog (guardião da Historia-www.guardiaodahistoria.blogspot.com) .

Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes do site Porta Curtas, Blogs, maquetes, celular, notebook, GoogleEarth. multimídias, câmera fotográfica., pen-drive, dvd, cd.


Recursos Humanos
Trabalhos em colaboração com professores de diferentes disciplinas: História (Esp. Ilma da Silva Araújo), Geografia(Maria de Jesus da Silva), Arte(Maridalva de Oliveira Sousa) e Educação Religiosa(Ana Maria Pinheiro Marques).
Encaminhamento metodológico: (História)
Apresentar o projeto a turma, mostrar um vídeo e fazer indagações sobre o meio que o cerca.
Relacionar  o tema com a campanha da fraternidade.
Conversar com os alunos sobre que medidas podemos utilizar para amenizar os impactos ao meio ambiente. Exemplos: redução do lixo, separação do lixo, diminuição da poluição, menos carros nas ruas, fiscalização intensa de fábricas, entre outras medidas..
Confeccionar um vídeo apontando a possibilidade de melhorar o meio e deixar bons exemplos para futura geração.
 Gravar a apresentação e apresentá-la às outras turmas da escola.
Encaminhamento metodológico: (Arte)
Durante o período de execução do projeto os alunos foram incentivado a se inteirar da temática, buscando assim diferentes fontes de pesquisa.
Esse trabalho culminou na adaptação da musica “xote ecológico” de autoria de Luiz Gonzaga.
Nessa adaptação, eles procuraram mostrar a realidade do nosso meio ambiente hoje em comparação ao ontem.
Encaminhamento metodológico: (Geografia)
Produção coletiva de faixas, cartazes e outros materiais que enfatizam o uso consciente e a preservação do meio ambiente.
Leitura de materiais informativos sobre preservação ambiental e discussões sobre o tema abordado.
Analise da letra da música planeta morto, do grupo Titãs.


Encaminhamento metodológico: (Educação Religiosa)
Após abordagem do tema foram motivados a trabalharem com maquetes enfatizando o nosso planeta ontem e hoje.



Avaliação:
Os grupos já formados terão que optar por uma ação e realizar uma conscientização na escola e, se desejar, na comunidade ao entorno. Essa atividade pode envolver: blog(Guardiaodahistoria), visitas, fôlderes, cartazes, faixas, maquetes a fim de integrar as pessoas comprometidas para a solução dos problemas e o bem comum.
Ir registrando as medidas em um computador ou fazer a produção em cartazes, colocando imagens e figuras pertinentes.
Essa produção poderá ser exposta em sala ou pela escola, com etiquetas para a nomeação das produções.
Desenvolver um texto coletivo com a turma sobre o tema estudado.
Bibliografia e dicas de leitura:

BRASIL: Educação Ambiental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
DIAS, G.F: Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6ª Edição. Editora Gaia. São Paulo, 2000.
 DIAS, G.F: Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental, Ed Global São Paulo, 1994.
DOHME Vânia e Walter: Ensinando a Criança Amar a Natureza ; Informal editora – São Paulo, 2002.
OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental – Uma Possível Abordagem. 2ª Edição. Ed. IBAMA. Brasília, 2000.

 FOTOS:

Arquivo do blog