SEDUC
Educadores: : História (Esp. Ilma da Silva Araújo), Geografia(Maria de Jesus da Silva), Arte(Maridalva de Oliveira Sousa) e Educação Religiosa(Ana Maria Pinheiro Marques).
PROJETO
8 º e 9º Ano
Tema: Uma ação vale mais que mil palavras: impressões do meio ambiente.
Objetivo:
Compreender quais são as ações prejudiciais e quais consequências geram em nosso planeta.
Conhecimento prévio:
Compreender que muitas ações do homem na natureza geram consequências ao meio e ao ser humano.
Atividade motivacional:
Instigar os alunos quanto às ações do homem que podem prejudicar a natureza e quais medidas podemos tomar para amenizar os problemas existentes.
Tempo
É um projeto para, no mínimo, um semestre. Há algumas possibilidades de sistematização da discussão que poderão ser utilizadas para cada etapa da pesquisa ou debate, podendo todas elas ser parte de um blog (guardião da Historia-www.guardiaodahistoria.blogspot.com) .
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes do site Porta Curtas, Blogs, maquetes, celular, notebook, GoogleEarth. multimídias, câmera fotográfica., pen-drive, dvd, cd.
Recursos Humanos
Trabalhos em colaboração com professores de diferentes disciplinas: História (Esp. Ilma da Silva Araújo), Geografia(Maria de Jesus da Silva), Arte(Maridalva de Oliveira Sousa) e Educação Religiosa(Ana Maria Pinheiro Marques).
Encaminhamento metodológico: (História)
Apresentar o projeto a turma, mostrar um vídeo e fazer indagações sobre o meio que o cerca.
Relacionar o tema com a campanha da fraternidade.
Conversar com os alunos sobre que medidas podemos utilizar para amenizar os impactos ao meio ambiente. Exemplos: redução do lixo, separação do lixo, diminuição da poluição, menos carros nas ruas, fiscalização intensa de fábricas, entre outras medidas..
Confeccionar um vídeo apontando a possibilidade de melhorar o meio e deixar bons exemplos para futura geração.
Gravar a apresentação e apresentá-la às outras turmas da escola.
Encaminhamento metodológico: (Arte)
Durante o período de execução do projeto os alunos foram incentivado a se inteirar da temática, buscando assim diferentes fontes de pesquisa.
Esse trabalho culminou na adaptação da musica “xote ecológico” de autoria de Luiz Gonzaga.
Nessa adaptação, eles procuraram mostrar a realidade do nosso meio ambiente hoje em comparação ao ontem.
Encaminhamento metodológico: (Geografia)
Produção coletiva de faixas, cartazes e outros materiais que enfatizam o uso consciente e a preservação do meio ambiente.
Leitura de materiais informativos sobre preservação ambiental e discussões sobre o tema abordado.
Analise da letra da música planeta morto, do grupo Titãs.
Encaminhamento metodológico: (Educação Religiosa)
Após abordagem do tema foram motivados a trabalharem com maquetes enfatizando o nosso planeta ontem e hoje.
Avaliação:
Os grupos já formados terão que optar por uma ação e realizar uma conscientização na escola e, se desejar, na comunidade ao entorno. Essa atividade pode envolver: blog(Guardiaodahistoria), visitas, fôlderes, cartazes, faixas, maquetes a fim de integrar as pessoas comprometidas para a solução dos problemas e o bem comum.
Ir registrando as medidas em um computador ou fazer a produção em cartazes, colocando imagens e figuras pertinentes.
Essa produção poderá ser exposta em sala ou pela escola, com etiquetas para a nomeação das produções.
Desenvolver um texto coletivo com a turma sobre o tema estudado.
Bibliografia e dicas de leitura:
BRASIL: Educação Ambiental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
DIAS, G.F: Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6ª Edição. Editora Gaia. São Paulo, 2000.
DIAS, G.F: Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental, Ed Global São Paulo, 1994.
DOHME Vânia e Walter: Ensinando a Criança Amar a Natureza ; Informal editora – São Paulo, 2002.
OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental – Uma Possível Abordagem. 2ª Edição. Ed. IBAMA. Brasília, 2000.
FOTOS: