MARÇO

01- Dia Mundial de Zero Discriminação,Dia Pan-Americano de Turismo,Dia do Turismo Ecológico. 03-- Dia Mundial da Vida Selvagem,Dia do Corpo de Intendentes da Marinha. 05-Dia do Filatelista Brasileiro,Dia Nacional da Música Clássica,Dia da Integração Cooperativista. 07-Dia do Fuzileiro Naval,Dia Nacional da Advocacia Pública. 09-Dia Mundial do DJ. 10-Dia do Sogro,Dia do Conservador. 12-Dia do Bibliotecário,Dia Mundial Contra a Cibercensura,Dia Mundial do Rim. 14-Dia do Pi,Dia do Vendedor de Livros,Dia Nacional dos Animais. 15-Dia da Escola,Dia Mundial do Consumidor,Dia de São Longuinho. 16 -Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas,Dia Nacional do Ouvidor,Dia do Agente,Penitenciário Federal. 17-Dia de São Patrício 18-Dia Nacional da Imigração Judaica 19-Dia de São José,Dia do Carpinteiro e do Marceneiro,Dia Nacional do Artesão 20-Dia Internacional da Felicidade,Dia Mundial da Saúde Bucal,Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude,Dia Nacional da Aquicultura,Dia Mundial sem Carne. 21-Dia Universal do Teatro,Dia Internacional Contra a Discriminação Racial,Dia Internacional da Síndrome de Down,Dia Internacional das Florestas e da Árvore,Dia Mundial da Infância,Dia Mundial da Poesia. 22-NIVER DE GILSON 23-Dia do Optometrista,Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores. 24-Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos,Dia Mundial de Combate à Tuberculose. 25-Dia de São Dimas,Dia do Especialista de Aeronáutica,Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos,Dia Nacional da Comunidade Árabe. 26-Dia do Cacau,Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia,Dia do Mercosul. 27-Dia Mundial do Teatro 28-Dia do Diagramador,Dia do Revisor,Hora do Planeta 30-Dia Mundial do Transtorno Bipolar 31-Dia da Saúde e Nutrição,Dia da Integração Nacional

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

COMPRE MINHA HISTORIA

COMPRE MINHA HISTORIA”


PROF: Esp.ILMA DA SILVA ARAUJO E CELINA


ÁREA DE CONHECIMENTO

HISTÓRIA
PORTUGUES




1.       JUSTIFICATIVA:

Sentindo a necessidade de poder pensar o outro. Para entender a dialética da mudança e permanecia, de trazer a tona um olhar historiográfico prazeroso e critico analítico, de somar com a linguagens literária e a colocação das palavras num patamar educativo instrutivo.
O presente projeto tem esse intuito na medida em que os alunos mostraram-se muito limitado com o entendimento global dos assuntos abordados na áreas acima apontadas e por sentirem limitados a um posicionamento devido a carência de leitura.
2 - OBJETIVO GERAL:

    Analisar as obras literárias no ponto de vista historiográfico e posicionamento de sua oratória.

    1. OBJETIVOS ESPECIFICOS:

    - Conhecer a obra definida
    - Perceber os aspectos econômicos, sociais de cada uma delas
    - Proporcionar ao educando novos olhares, pesquisas.
    - Possibilitar a diversidade de leituras e linguagens.


    4.  - MIDIAS E TECNOLOGIAS  A SEREM UTILIZADAS

    -internet
    - filmadora
    - projetor de mídias
    - celular
    -computador
    -caixa de som
    -microfone
    - papel xamex
    - tnt
    -papel cartão

    5.  - REFERENCIAL TEORICO

              A lei 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 22, aponta o caminho a perseguir na educação: “(...)desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”
    Os jovens vivem e participam de um tempo de múltiplos acontecimentos que precisam ser compreendidos na sua historicidade. No entanto, a compreensão da historicidade dos acontecimentos tem sido dificultada não só pela sua quantidade e variedade, mas também pela velocidade com que se propagam por meio das tecnologias da informação e da comunicação. O acumulo e a velocidade dos acontecimentos afetam não só os referentes temporais e identitarios, os valores, os padrões de comportamento, construindo novas subjetividades,como também induzem os jovem,como diz Hobsbawn (1995), “numa espécie de presente continuo” e, portanto, com fracos vínculos entre a experiência pessoal e a das gerações passadas.
                           Trata-se de lhes oferecer um contraponto que permite ressignificar suas experiências no contexto e na duração histórica da qual fazem parte, e também apresentar os instrumentos cognitivos que os auxiliem a transformar os acontecimentos contemporâneos e aqueles do passado em problemas históricos a serem estudados e investigados.
                A Historia dos Annales abriu o caminho para a construção de uma historia que se enriquece em temáticas e que se enobrece com a eleição dos homens independentemente da condição social, como seu objeto maior de estudo.
                CARDOSO (1997) no seu livro Domínios da historia elenca um serie de temáticas que passam a ser consideradas como objetos da Historia, a partir da maturidade da Nova Historia.
               


    1. METODOLOGIA:

    Para alcançar os objetivos,faz-se necessário as capacidades abaixo citadas.
    - leitura e apreciação dos paradidáticos.

     -organiza da leitura (tira duvida, como apresentar)

    - entrega de convites para os responsáveis

    - divisão dos alunos por dia.
               

               
    1. CRONOGRAMA

    setembro:apresentação do projeto, entrega dos paradidáticos e leitura.
    Outubro:apresentação de forma dinâmica e criativa. Cada segunda feira os alunos irão apresentar de forma individual, com a presença do responsável.A apresentação dar-se-iam no numero de 10 alunos.



    1. AVALIAÇAO:
    Será avaliado a criatividade dos alunos na apresentação,  performance, eloqüência, dinamismo.

    9 CONSIDERAÇOES FINAIS
               
             A  História busca explicar tanto as permanências e as regularidades das transformações sociais quanto as mudanças e as transformações que se estabelecem no embate das ações humanas. A descrição factual e linear dos acontecimentos não leva a um conhecimento significativo. Na verdade, o passado humano constitui um conjunto de comportamentos intimamente interligados que tem uma razão de ser, ainda que, no mais das vezes, imperceptível aos nossos olhos. O processo histórico resulta da captação cognitiva dessas praticas, ordenadas e estruturadas de maneira racional pelos historiadores. Parte-se do principio de que não há caminhos preestabelecidos para a historia, seja no sentido idealista seja nas concepções de etapas predeterminadas pelas quais a humanidade deve trilhar. Assim, são os problemas que os indivíduos e as sociedades colocam  constantemente a si mesmos, na trajetória da trama social que é por principio indeterminada, que fazem com que os homens optem pelos caminhos possíveis e desenhem os acontecimentos que passam a ser registrados. Os registros ou as evidencias da luta dos agentes históricos são o ponto de partida para se entenderem os processos históricos.
                Nesse contexto, a educação assume uma significativa margem de autonomia, na medida em que deve configurar e manter a conformação do corpo social. Em vez de receber as interferências da sociedade, é ela que interfere, quase que de forma absoluta, nos destinos do todo social, curando-o de suas mazelas. LUCKESI(1994).

    10-REFERENCIAS

    HOBSBAWN,Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Campanhia das letra, 1995.
    LUCKESI,Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo, Cortez, 1994
    RIBEIRO,Vanise. Encontro com a  Historia. Ed Positivo Curitiba, 2006.













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