Justificativa:
A escola é uma
instituição que abrange temas corriqueiros e pertinentes, pois é um espaço de
debate e socialização. Neste espaço democrático e atuante faz se necessário
abordar de forma pedagógica e interdisciplinar o projeto Arriar das Nações.
No dia 27 de junho é abertura da copa do mundo, um evento
que toma proporções mundiais. No Brasil, como de costume as ruas são enfeitadas
de verde amarelo energiza o espírito patriótico e ate o setor econômico torna
se mais aquecido com o comercio de produto ligado a paixão nacional(futebol).
E
se nas avenidas,nas residências,nas praças ou seja todos os lugares as
conversas tomam conta dessa temática a escola não pode deixar de trabalhar esse
momento que trinta e duas nações virarão manchetes nacionais e internacionais.
A copa do mundo acontece de quatro
em quatro ano, esse ano ocorrera na Europa/Ásia mais precisamente na Rússia, na
qual o Brasil esta inserido nos grupos.
O Projeto busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e
desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do
mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e
entre diferentes grupos sociais, como recomenda os Parâmetros Curriculares
Nacional Educação Física (BRASIL, 1998).
Para isso, se faz necessário abordar as diferentes etnias existentes nos
países estudados e sua influência no âmbito cultural como: obras de arte,
danças, brincadeiras, músicas e artesanato, pois é preciso incentivar nossos
discentes a superar preconceitos raciais e culturais, tornando-os cidadãos
críticos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e
deveres na sociedade com base no respeito mútuo, buscando uma “educação para a
tolerância”, “cultura paz” e “respeito às diferenças culturais” entre povos,
etnias, nações (LOPES, 1999).
O objetivo do Projeto é promover uma educação
para a cidadania, proporcionando uma convivência com a cultura do outro. Desta
forma, damos um passo importante em prol de uma proposta educacional e
curricular multiculturalista, na medida em que levamos a comunidade escolar a
reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural, bem como a
necessidade de formar para a cidadania com base no respeito às diferenças, como
orienta os Parâmetros Curriculares Nacional quando trata do tema Transversal
“Pluralidade Cultural” (BRASIL, 1998).
Objetivo Geral:
O desenvolvimento deste projeto
mostrara a diferenças das nações nos aspectos políticos, econômicos, sociais e
culturais de caráter interdisciplinar.
Objetivo
específicos:
- Divulgar, valorizar
e conhecer a culturas das nações.
-Identificar
as nações através das bandeiras, das cores
-Compreender
e respeitar o trabalho coletivo.
Método:
-palestras
-oficinas
-Reuniões de planejamento das ações educativas.
-debates
-produções de gêneros literários.
-Pesquisa bibliográfica: artigos, livros
-analise de vídeos
-expressões artísticas
-musicalidade de contextualização
-teatralidade
Publico
alvo:
alunos 9 ano do
ensino fundamental (vespertino) e do ensino médio (diurno)
Recursos:
Papel diversos
Eva
Pen drive
Multimídias
Papel 40 kg
Xamex
Cerâmica
Tecidos
Papelão
Maquina fotográfica
Aparelho de som
Microfone
Período:
abril: elaboração e apresentação do projeto.
maio: analise de documentos primários,secundários,
pesquisas aprofundadas e confecção de materiais.Ensaios
junho: organização e apresentação
Seqüência
Didática:
MATUTINO:
101M-RUSSIA(ARTE,MATEMATICA
E PORTUGUES)LUCYMARY,SANTANA E CRISTIANE
-Levantamentos bibliográficos
-moda, vestuário – desfile de um casal com personalidade
(falar sobre a origem da bandeira, moda e curiosidade, etc)
-culinária – amostra típica
-encenação (uma partida de futebol)
-apresentação de dança típica
102M-EGITO (FILOSOFIA,PORTUGUES,INGLES)CATIA, VERIDIANA E
FERNANDO.
Analise bibliográfico
-apresentação da dança do ventre.
-mural com as curiosidades do país
-apresentação da história do futebol.
103M-ARGENTINA E NIGERIA(BIOLOGIA,FISICA
E GEOGRAFIA) RITA, RAIMUNDO E CARMEM
-Levantamentos bibliográficos dos países
-apresentação: dança típica da Nigéria,
tango da Argentina
104M-FRANÇA(HISTÓRIA,MATEMÁTICA
E EDUCAÇAO
FISICA)FLAVIA,JOBENIO,JUCIVALDO
-Levantamento bibliográfico
-Organização e formação de grupos:
a)entrada de dois casais com a bandeira (trajes típicos)
b)apresentação de curiosidades(uma aluna)
c)apresentação de dança
d)amostra de comidas típicas.
e)apresentação de painel com curiosidades.
201M-PORTUGAL(HISTORIA/SOCIOLOGIA)-ILMA
E IRANEIDE
-apresentação do projeto e do país a ser trabalhado
-Levantamentos bibliográficos
-organização e formação de grupos.
-os grupos definiram da seguinte forma:
a)moda:vestuário
b)culinária
c)historia do futebol
d)literatura
d)pontos turísticos
e)vocabulário
f)mapa
g)historia de Portugal
202M-COSTA RICA (ARTE)SORAIA
-Levantamento bibliográfico
-apresentação de mural e stands com perguntas sobre o
país.
-apresentação de dança típica (grupo de alunos)
-amostra de comidas típicas.
203M-MEXICO (MATEMATICA,QUIMICA)DAVI
E PEDRO
-Levantamento bibliográfico
-Caracterização de alunos com figuras
importantes(Chiquinha, Dona Florinda, Frida Khalo e outras)
- Apresentação de dança tradicional(grupo de alunos)
-Exposição de curiosidades (história, culinária, cultura)
301M-BELGICA(GEOGRAFIA E PORTUGUES) JOELMA E JOSEANE
-Levantamento bibliográfico
-apresentação de desfile com esculturas aos monumentos do
lugar e com a bandeira
-Amostra de comidas típicas- stands
-apresentação de mural(curiosidades)
302M-COLOMBIA(QUIMICA E
FISICA)PAULO E KLEYMAR
-Levantamento bibliográfico
-Apresentação de desfile(esporte,culinária e a História)
-Mural com fotografias
303M-BRASIL(INGLES,BIOLOGIA,MATEMATICA)
ANA PAULA, HELENA E PINHEIRO.
-Levantamento bibliográfico
-Performance de música para representação das regiões do
país
-Apresentação de dança referente a linha do tempo com
poupou ri musical
-mostra de comidas típicas
VESPERTINO:
91-V-SUECIA (GEOGRAFIA,PORTUGUES/EDUCAÇAO
FISICA)-CARMEM,MARINA E HARLEY.
-exposição dos stand,danças típicas.
92V-FRANÇA (ENSINO
RELIGIOSO/HISTORIA) ROSALVA E APARECIDA.
-Apresentação
de dança
101V-RUSSIA(PORTUGUES/ARTE)MANUELE
E LUCYMARY.
102V-ARGENTINA(BIOLOGIA/HISTORIA E INGLES)RITA,LUIS
CARLOS E MARIA JOSE.
Tango
Gastronomia
103V-PORTUGAL(ARTE/QUIMICA)SORAIA
E ANAILDE.
-grupos de pesquisa:
Localização,bandeira,hino nacional.
Alimentação e arte
Folclore,dança típica
Economia, religião
Política e educação
Participação nas copas
-apresentação cultural
Comidas típicas
Bandeira
Apresentação de slides
201V-ESPA NHA(SOCIOLOGIA/GEOGRAFIA)CATIA
E JOELMA.
-apresentação do relatório com todas as informações
apresentadas pelos subgrupos
-pesquisa dirigida sobre:
Moeda
PIB
Setores da economia
Esporte
Culinária
Moda
Língua
Apresentação cultural
Confecção da bandeira
202V-EGITO(MATEMÁTICA/PORTUGUÊS)CARLOS E PENHA
-Desfile
de um casal com personalidade egípcia(Cleópatra e Faraó).
-Confecção de monumento.
203V-COSTA RICA
(BIOLOGIA/PORTUGUÊS)HELENA E JOSEANE.
-Dança típica-Punta Guanacasteco
-pesquisa
-confecção de materiais para a exposição
-culinária
301V-ALEMANHA(EDUCAÇÃO FÍSICA/MATEMÁTICA) RAIMUNDO, HUGO E
JOBENIO.
-exposição tecnologia e cultura
-Jogral- bate papo internacional
-mural: aspectos políticos, culturais, sociais e
econômicos.
302V-BRASIL(INGLES/QUIMICA)FERNANDO
E PAULO.
-Parodia: cenário político brasileiro
-Economia
-Esporte: desfile
-dança: remix(capoeira,cacuria,fank,forro,axé.
PROFESSORES/APOIO:MATUTINO:NEUCI,MARIA DAS DORES
Avaliação:
Levar em consideração os seguintes aspectos:
-esforço pessoal
-sua participação, nos debates discussões, trabalhos e
pesquisas.
-sua preocupação e disposição para discutir e oferecer
com a finalidade de transformar para melhor as condições de vida.
-seu efetivo desempenho nas atividades programadas
-Lisboa
Ep.1 - Dicas para quem quer conhecer Lisboa – Portugal https://www.youtube.com/watch?v=HJePens-8Oc
acesso em 19/04/2018.
-Pontos Turísticos de Portugal
-https://www.youtube.com/watch?v=gh-SCssgT5c acesso em 19/04/2018.
-Torre do Tombo: a Casa de milhões de documentos-https://www.youtube.com/watch?v=WYFqnbJ2Y9o
acesso em 19/04/2018.
http://ebevenuto.blogspot.com.br/2018/02/projeto-copa-do-mundo-2018.html,
acesso em 23/052018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília :
MEC/SEF, 1998.
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares
Nacionais: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, Vol.
10, 1998.
LOPES, A. C. R. Pluralismo cultural em
políticas de currículo nacional. In: MOREIRA, A.F.B. (Org.). Currículo:
políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.