Novembro

2Dia de Finados e WANDER KAUA 4 Dia do Inventor 5 Dia da Ciência e Cultura 9 Tatiana 11 Valterline 12 Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira e diretor da escola. 13 MARCOS VINNICYOS 14 LUCAS RUANNEZ 15 Proclamação da República 17 Dia Internacional do Estudante 19 Dia da Bandeira 20 Dia Nacional da Consciência e Vania Meneses 23 Dia nacional de combate ao dengue Negra 26 Jackeline

sexta-feira, 12 de março de 2021

ELETIVA: #EU SEMPRE QUIS FALAR NUNCA TIVE CHANCE -MJP

 Centro de Ensino Integral Menino Jesus de Praga (Escola Estadual)

Coordenação:  Prof.: Esp. Ilma da Silva Araújo

Professores Auxiliares: Jakeline Torres e José Vicente

Justificativa

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases, o Ensino Médio tem como finalidade preparar o aluno não apenas para o Ensino Superior, mas também formá-lo como pessoa apta a viver em sociedade. Essa eletiva diz respeito, entre outras coisas, ao posicionamento crítico e à aquisição de repertório para lidar com o mundo no qual o indivíduo está imerso.

Nesse sentido,os estudantes terão contato com o repertório musical de alguns artistas que trazem temas relacionado com historicidade da: criança elite, criança indígena, infância escrava, criança abandonada. Dependendo do andamento da eletiva, o professor e os estudantes poderão considerar outras temáticas ligadas a realidade local da escola, Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luis-MA. Dando ênfase ao jovem protagonista com perfil investigativo, para tornarem-se incentivadores da pesquisa como prática cotidiana.

Para a educadora Vera Maria Candau, (1995), a escola constitui um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade, de confronto e troca de experiências. A atividade, a participação, a socialização da palavra, a vivência de situações concretas através de sociodramas, análise de acontecimentos, a leitura e a discussão de textos, o trabalho com distintas expressões da cultura popular, são elementos fundamentais na dinâmica das oficinas pedagógicas.

A eletiva terá como base a música, pois está presente em vários momentos do dia a dia: no rádio, na televisão, como música de fundo, na musicalidade do cantar dos pássaros, nos ruídos tecnológicos .... As ações humanas estão imersas em uma realidade social, cujas lacunas efetivas e instrumentos matérias e espirituais derivam do contexto de valores culturais, (BAYER, KEBACH,2009)

Objetivos:

Geral: 

Desenvolver nos estudantes competências e habilidades que favoreçam a capacidade de construir uma argumentação acerca de diferentes temas que possa abranger os campos da cultura de forma crítica e reflexiva para que mantenham o compromisso de preservação das culturas locais, regionais, nacional e internacional, contemplando a visão contemporânea de mundo.

- Promover a partir da música, a integração dos jovens, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, reflexões, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.


Específicos:

-Analisar a música: Não é sério (Charlie Brown Jr., Negra Li)

-Debater os fragmentos da música no olhar de cada área de ensino

-Elaboração e execução de atividade interdisciplinar

Metodologia:

Os conteúdos previstos para este projeto serão trabalhados da seguinte forma:

Abordagem da parte teórica de forma síncrona no google Meet e de forma assíncrona pelo google Classroom;

Realização da pesquisa de campo utilizando como ferramenta o google forms;

Tabulação e análise dos resultados da pesquisa.

Análise de vídeos, curta metragem

Debates sobre as temáticas abordadas;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

História:

A vida cotidiana no Rio de Janeiro (império)

A infância no passado brasileiro avanços e retrocesso (império)

Português:

Linguagem verbal e não verbal

Analise e interpretação de texto

Trabalho com os Descritores

Sociologia:

A presença do Estado na sociedade atual

A forma tradicional de controlar os costumes

As novas formas de controlar os costumes

Mudanças sociais e o poder do estado

Matemática:

Porcentagem: trabalho infantil, jovens que concluem seus estudos, idade, sexo.

Estatísticas: analise de quadro de jovens abandonados (formas: pizza, barra)

Gráficos

Trabalho com descritores

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Ampliar a competência comunicativa utilizando-a em tarefas interativas, tendo em vista as situações de comunicação e as condições de produção oral e escrita.

Reconhecer as diferentes formas de linguagem e seus vários modos de veiculação, quais sejam: redes sociais, multimeios (vídeos, música, televisão, cinema), linguagem corporal, gestual, imagens e outros.

Compreender a diversidade de informações socioculturais das comunidades, identificando e questionando as ações humanas e suas principais consequências em diferentes espaços tempos, sendo participante, tendo consciência ética.

Apropriar-se de conhecimentos da Matemática para, em situações problema, interpretar, avaliar e planejar.

Proporcionar condições para que o aluno: conheça e utilize corretamente a linguagem matemática.

Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.

Desenvolver habilidades de leitura e de interpretação de linguagem verbal e não-verbal, estabelecer relações entre o clipe e a letra da música, refletir e discutir sobre direitos e situações de injustiça, preconceito, desigualdade e violência, por meio de fatos da realidade brasileira.

Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade

Desenvolver a habilidade leitora por meio de textos de poesia e ficção (narrativa curta), observando a natureza do gênero, a estrutura, as influências, a tipologia, os recursos estilísticos, o discurso poético e ficcional e os efeitos de sentido.

-Interpretação da música "Não é sério" e o tema da classe social, visando o desenvolvimento argumentativo dos alunos.

- Desenvolver a capacidade dos alunos de perceber relações de causa e consequência entre objetos, pessoas, lugares, etc. Além disso, visa-se também a reflexão sobre elementos linguísticos que influenciam de forma positiva ou negativa em determinadas situações.

PROPOSTA PARA CULMINÂNCIA

Música: Não é sério (Charlie Brown Jr., Negra Li)

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério


Eu sempre quis falar nunca tive chance

E tudo que eu queria estava fora do meu alcance

Sim, já, Já faz um tempo

Mas eu gosto de lembrar

Cada um, cada um, cada lugar, um lugar

Eu sei como é difícil

Eu sei como é difícil acreditar

Mas essa porra um dia vai mudar

Se não mudar, pra onde vou

Não cansado de tentar de novo

Eu passo a bola, eu jogo o jogo

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério

A polícia diz que já causei muito distúrbio

O repórter quer saber porque eu me drogo o que é que eu uso

Eu também senti a dor

E disso tudo eu fiz a rima

Agora 'to por conta

Pode crer que eu 'to no clima

(Também 'to no clima) eu 'to no clima

(Também 'to no clima) eu 'to no clima

(Também 'to no clima) eu 'to no clima

Revolução na sua vida você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Revolução na sua mente você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Revolução na sua mente você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Também sou rimador, também sou da banca

Aperta um do forte que fica tudo a pampa

Eu 'to no clima (também to no clima)

Eu 'to no clima (também to no clima) eu 'to no clima

Sempre quis falar nunca tive chance

E tudo que eu queria estava fora do meu alcance

Sim, já, Já faz um tempo

Mas eu gosto de lembrar

Cada um, cada um, cada lugar, um lugar

Eu sei como é difícil

Eu sei como é difícil acreditar

Mas essa porra um dia vai mudar

Se não mudar, pra onde vou

Não cansado de tentar de novo

Eu passo a bola, eu jogo o jogo

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério

O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério

A polícia diz que já causei muito distúrbio

O repórter quer saber porque eu me drogo o que é que eu uso

Eu também senti a dor

E disso tudo eu fiz a rima

Agora 'to por conta pode crer que eu tô no clima

(Também 'to no clima) eu 'to no clima

(Também 'to no clima) eu 'to no clima

(Também 'to no clima) eu 'to no clima

Revolução na sua vida você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Revolução na sua mente você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Revolução na sua vida você pode você faz

Quem sabe mesmo é quem sabe mais

Também sou rimador, também sou da banca

Aperta um do forte que fica tudo a pampa

Eu 'to no clima

Eu 'to no clima

'to no clima

O que eu consigo ver é só um terço do problema

É o sistema que tem que mudar

Não se pode parar de lutar

Senão não muda

A juventude tem que estar a fim

Tem que se unir

O abuso do trabalho infantil, a ignorância

Faz diminuir a esperança

Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério

Então eixa ele viver

É o que liga


Grupo 1-Pintura (quadro) releitura da música

Grupo 2-mapa mental /Exposição de Gráficos e tabelas

Grupo3-mural motivacional (frases e imagens)

Grupo 4 -Charge

Grupo 5-Poema/Produção Textual 

Material:

-Celular

-Notebook

-chamex

-Guache, pinceis

-eva

-cola.

-Impressora

Papel quarenta kg

AVALIAÇÃO

Será observado o desempenho de cada participante da disciplina eletiva, com a finalidade de obter informações sobre o que cada um aprendeu e, se os objetivos propostos foram atingidos.

Referencias:

CANDAU, Vera Maria-Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.

DEL PRIORE, Mery. A infância no passado brasileiro.IN 500 anos de Brasil: histórias e reflexões. São Paulo: Scipione,1999

BEYER, Ester e KEBACH, Patrícia. Pedagogia da Música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre, Ed, Mediaçao,2009.

 Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm, acesso em Acesso em: 08/01/ 2021.


Acesse o link para ver a divulgaçao da eletiva:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog