Centro de Ensino Integral Menino Jesus de Praga (Escola Estadual)
Coordenação: Prof.: Esp. Ilma da Silva Araújo
Professores Auxiliares: Jakeline Torres e José Vicente
Justificativa:
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases, o Ensino Médio tem como finalidade preparar o aluno não apenas para o Ensino Superior, mas também formá-lo como pessoa apta a viver em sociedade. Essa eletiva diz respeito, entre outras coisas, ao posicionamento crítico e à aquisição de repertório para lidar com o mundo no qual o indivíduo está imerso.
Nesse sentido,os estudantes terão contato com o repertório musical de alguns artistas que trazem temas relacionado com historicidade da: criança elite, criança indígena, infância escrava, criança abandonada. Dependendo do andamento da eletiva, o professor e os estudantes poderão considerar outras temáticas ligadas a realidade local da escola, Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, São Luis-MA. Dando ênfase ao jovem protagonista com perfil investigativo, para tornarem-se incentivadores da pesquisa como prática cotidiana.
Para a educadora Vera Maria Candau, (1995), a escola constitui um espaço de construção coletiva do conhecimento, de análise da realidade, de confronto e troca de experiências. A atividade, a participação, a socialização da palavra, a vivência de situações concretas através de sociodramas, análise de acontecimentos, a leitura e a discussão de textos, o trabalho com distintas expressões da cultura popular, são elementos fundamentais na dinâmica das oficinas pedagógicas.
A eletiva terá como base a música, pois está presente em vários momentos do dia a dia: no rádio, na televisão, como música de fundo, na musicalidade do cantar dos pássaros, nos ruídos tecnológicos .... As ações humanas estão imersas em uma realidade social, cujas lacunas efetivas e instrumentos matérias e espirituais derivam do contexto de valores culturais, (BAYER, KEBACH,2009)
Objetivos:
Geral:
Desenvolver nos estudantes competências e habilidades que favoreçam a capacidade de construir uma argumentação acerca de diferentes temas que possa abranger os campos da cultura de forma crítica e reflexiva para que mantenham o compromisso de preservação das culturas locais, regionais, nacional e internacional, contemplando a visão contemporânea de mundo.
- Promover a partir da música, a integração dos jovens, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, reflexões, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
Específicos:
-Analisar a música: Não é sério (Charlie Brown Jr., Negra Li)
-Debater os fragmentos da música no olhar de cada área de ensino
-Elaboração e execução de atividade interdisciplinar
Metodologia:
Os conteúdos previstos para este projeto serão trabalhados da seguinte forma:
Abordagem da parte teórica de forma síncrona no google Meet e de forma assíncrona pelo google Classroom;
Realização da pesquisa de campo utilizando como ferramenta o google forms;
Tabulação e análise dos resultados da pesquisa.
Análise de vídeos, curta metragem
Debates sobre as temáticas abordadas;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
História:
A vida cotidiana no Rio de Janeiro (império)
A infância no passado brasileiro avanços e retrocesso (império)
Português:
Linguagem verbal e não verbal
Analise e interpretação de texto
Trabalho com os Descritores
Sociologia:
A presença do Estado na sociedade atual
A forma tradicional de controlar os costumes
As novas formas de controlar os costumes
Mudanças sociais e o poder do estado
Matemática:
Porcentagem: trabalho infantil, jovens que concluem seus estudos, idade, sexo.
Estatísticas: analise de quadro de jovens abandonados (formas: pizza, barra)
Gráficos
Trabalho com descritores
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
Ampliar a competência comunicativa utilizando-a em tarefas interativas, tendo em vista as situações de comunicação e as condições de produção oral e escrita.
Reconhecer as diferentes formas de linguagem e seus vários modos de veiculação, quais sejam: redes sociais, multimeios (vídeos, música, televisão, cinema), linguagem corporal, gestual, imagens e outros.
Compreender a diversidade de informações socioculturais das comunidades, identificando e questionando as ações humanas e suas principais consequências em diferentes espaços tempos, sendo participante, tendo consciência ética.
Apropriar-se de conhecimentos da Matemática para, em situações problema, interpretar, avaliar e planejar.
Proporcionar condições para que o aluno: conheça e utilize corretamente a linguagem matemática.
Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade.
Desenvolver habilidades de leitura e de interpretação de linguagem verbal e não-verbal, estabelecer relações entre o clipe e a letra da música, refletir e discutir sobre direitos e situações de injustiça, preconceito, desigualdade e violência, por meio de fatos da realidade brasileira.
Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade
Desenvolver a habilidade leitora por meio de textos de poesia e ficção (narrativa curta), observando a natureza do gênero, a estrutura, as influências, a tipologia, os recursos estilísticos, o discurso poético e ficcional e os efeitos de sentido.
-Interpretação da música "Não é sério" e o tema da classe social, visando o desenvolvimento argumentativo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de perceber relações de causa e consequência entre objetos, pessoas, lugares, etc. Além disso, visa-se também a reflexão sobre elementos linguísticos que influenciam de forma positiva ou negativa em determinadas situações.
PROPOSTA PARA CULMINÂNCIA
Música: Não é sério (Charlie Brown Jr., Negra Li)
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
Eu sempre quis falar nunca tive chance
E tudo que eu queria estava fora do meu alcance
Sim, já, Já faz um tempo
Mas eu gosto de lembrar
Cada um, cada um, cada lugar, um lugar
Eu sei como é difícil
Eu sei como é difícil acreditar
Mas essa porra um dia vai mudar
Se não mudar, pra onde vou
Não cansado de tentar de novo
Eu passo a bola, eu jogo o jogo
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
A polícia diz que já causei muito distúrbio
O repórter quer saber porque eu me drogo o que é que eu uso
Eu também senti a dor
E disso tudo eu fiz a rima
Agora 'to por conta
Pode crer que eu 'to no clima
(Também 'to no clima) eu 'to no clima
(Também 'to no clima) eu 'to no clima
(Também 'to no clima) eu 'to no clima
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Também sou rimador, também sou da banca
Aperta um do forte que fica tudo a pampa
Eu 'to no clima (também to no clima)
Eu 'to no clima (também to no clima) eu 'to no clima
Sempre quis falar nunca tive chance
E tudo que eu queria estava fora do meu alcance
Sim, já, Já faz um tempo
Mas eu gosto de lembrar
Cada um, cada um, cada lugar, um lugar
Eu sei como é difícil
Eu sei como é difícil acreditar
Mas essa porra um dia vai mudar
Se não mudar, pra onde vou
Não cansado de tentar de novo
Eu passo a bola, eu jogo o jogo
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
A polícia diz que já causei muito distúrbio
O repórter quer saber porque eu me drogo o que é que eu uso
Eu também senti a dor
E disso tudo eu fiz a rima
Agora 'to por conta pode crer que eu tô no clima
(Também 'to no clima) eu 'to no clima
(Também 'to no clima) eu 'to no clima
(Também 'to no clima) eu 'to no clima
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Também sou rimador, também sou da banca
Aperta um do forte que fica tudo a pampa
Eu 'to no clima
Eu 'to no clima
'to no clima
O que eu consigo ver é só um terço do problema
É o sistema que tem que mudar
Não se pode parar de lutar
Senão não muda
A juventude tem que estar a fim
Tem que se unir
O abuso do trabalho infantil, a ignorância
Faz diminuir a esperança
Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, não é sério
Então eixa ele viver
É o que liga
Grupo 1-Pintura (quadro) releitura da música
Grupo 2-mapa mental /Exposição de Gráficos e tabelas
Grupo3-mural motivacional (frases e imagens)
Grupo 4 -Charge
Grupo 5-Poema/Produção Textual
Material:
-Celular
-Notebook
-chamex
-Guache, pinceis
-eva
-cola.
-Impressora
Papel quarenta kg
AVALIAÇÃO
Será observado o desempenho de cada participante da disciplina eletiva, com a finalidade de obter informações sobre o que cada um aprendeu e, se os objetivos propostos foram atingidos.
Referencias:
CANDAU, Vera Maria-Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.
DEL PRIORE, Mery. A infância no passado brasileiro.IN 500 anos de Brasil: histórias e reflexões. São Paulo: Scipione,1999
BEYER, Ester e KEBACH, Patrícia. Pedagogia da Música: experiências de apreciação musical. Porto Alegre, Ed, Mediaçao,2009.
Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm, acesso em Acesso em: 08/01/ 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário