Outubro

Dia Internacional da Música, Kauan 2 admI MJP 01/10 Dia das Abelhas, 03/10 Niver Prof Josiana MJP Dia de São Joao Calábria 08/10 Niver de Leticia Santos MJP 2 admII Niver de Esdras 10/10 Niver de Gabriel Lorran 11/10 Dia das Crianças, 12/10 Niver de Pyetro 2 inf MJP 14/10 Dia do Professor, 15/10 Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15/10 Niver de Wilma, Dia do Medico, Geovanna 101 MJP Wesley 2 admII 18/10 Dia Nacional da Inovação, Luciano MJP 2admII19/10 Niver de Claide Vi 20/10 MJP 102 Niver de Luis Alberto 22/10 MJP 102 Niver Prof Harley Justino 23/10 Dia Nacional da Saúde Bucal, Maria Fernanda MJP 101, Ivanilson MJP 102 Raissa 2 inf MJP 25/10 Niver de Estevao 2 inf MJP 26/10 Niver de Arnaldy 27/10 - MJP 101 Niver do Prof Luis e Hugo Justino, Graziella MJP101, Geovana 2 admI MJP 28/10 Dia Nacional do Livro, Ronald Cascaes MJP 102 29/10 Dia das Bruxas, 31/10 Niver de Gilton, Dia do Saci, 31/10

terça-feira, 31 de março de 2020

A IMPORTÂNCIA DA HISTORIA.-1 ANO SALUSTIANO


Centro de Ensino Salustiano
Disciplina: História
Professora: Esp. Ilma Araújo
Publico alvo: 1 ano ensino médio
Aula:O que é Historia e sua importância. 





Conta a lenda que na Índia três cegos, sem conhecerem um elefante, tocaram, cada um, uma parte do corpo do animal. Do que eles pensaram se tratar?
Um pegou a tromba e disse que era uma cobra, outro pegou a pata e disse que era uma arvore o outro disse que era uma corda pegando a calda o animal. Essa lenda hindu é bem instrutiva: você já pensou de quantas maneiras diferentes uma história pode ser contada? Essa é a missão do historiador, mas antes disso vamos entender alguns pontos importantes para dar valor a essa ciência que é muito significativa.
1-Conceito de História
·         Estudo da vida humana através do tempo
2-Para que serve?
·         Desenvolver a reflexão histórica, o senso critico
3-Fontes Históricas:
3.1-Escritas:pedra de Roseta, papiro, revistas, jornais
3.2-Não escritas: utensílios, vestimentas, edificações, pinturas
4-Contagem do tempo:
·         Década-10 anos
·         Século-100 anos
·         Milênio-1000 anos
5-Períodos históricos (tradicional)
5.1- Antiga- surgimento da escrita ate 476 a. C.
5.2-Media-476 ate a conquista do império Otomano
5.3-Moderna-1453 até a revolução Francesa
5.4-Contemporânea-1789 aos dias atuais
6-Ciencias que auxiliam a História:
•sociologia
•antropologia
•paleontologia
•geografia
numismática
•paleontologia


Aprofundando os estudos

          1- Ate que ponto o historiador pode saber o que aconteceu, de fato, no passado?
     2- O que são fontes históricas
     3- Observe as fontes históricas seguintes:

figura 1: a carta de Pero Vaz de Caminha

                                                                                Figura :2 cds


figura 3: ferro de engomar


figura 4: vestuário

a) fonte escrita:
b) fonte não escrita:
c)selecione as fontes escritas históricas e explique o que cada uma delas pode nos informar sobre a vida humana no passado.
    4-Qual a importância do calendário na nossa vida?
5-Vida nas aldeias
Segundo o Censo de 2010, vivem no Brasil cerca de 896 mil pessoas que se declaram indígenas. Elas
vivem em cidades, áreas rurais ou em terras indígenas. A população indígena é composta de 305 povos que
falam cerca de 274 línguas diferentes, como os Yawalapiti, os Arawete e os Kaingang que, respectivamente,
falam línguas das famílias Aruak, tupi-guarani e Je.
A cultura dos povos indígenas do Brasil é valiosa e diversificada e deve ser preservada. Com esse
objetivo, foi criado o projeto vídeo nas aldeias, que procura fortalecer as identidades e patrimônios indígenas.
Desde sua criação, na década de 1980, o protejo organiza oficinas de imagem em mais de cem aldeias
indígenas, em diversos estados do país. Ao longo desses anos, foram implantados centros de produção e
edição de vídeo nas aldeias participantes. Assim, as oficinas funcionam como escolas de cinema.
Atualmente, existem mais de 70 vídeos que apresentam relatos, histórias tradicionais contadas pelos
mais velhos, praticas cotidianas das aldeias, relação com os recursos naturais e estratégias de preservação
ambiental, entre outros assuntos.
a) Segundo o texto, quais os principais objetivos e ações do protejo vídeo nas aldeias?
b) Quais assuntos são tratados nos vídeos realizados pelos indígenas
c) Os vídeos produzidos pelos indígenas podem ser utilizados como fontes históricas? Se sim, como
podemos ser classificados? Por que?
d) De exemplos de outras fontes históricas, escritas ou não escritas, importantes para a historia dos povos indígenas

   6-Faca sua linha do tempo e enfatize os pontos históricos. Em cima sua linha e em baixo os acontecimentos, estou dando um exemplo

   

2-6-Assista o vídeo: Calculo de século - https://www.youtube.com/watch?v=D5Tjn_vhmWM – e responda:
a) O ano que você nasceu-------------------século--------------------.
b) Doença que alastrou no mundo a COVID 19, até a data não tem cura (2020), século-----------------
c) O relógio digital foi criado recentemente na década de 1970, século----------------
d) Seleção de futebol é tetracampeão mundial em 1994, século----------------------
e) Seleção feminina de futebol ganha a medalha de ouro nos jogos pan-americanos 2007, século----------

   -7-Pesquise as ciências que auxiliam a Historia.
   


    
    



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog