Novembro

2Dia de Finados e WANDER KAUA 4 Dia do Inventor 5 Dia da Ciência e Cultura 9 Tatiana 11 Valterline 12 Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira e diretor da escola. 13 MARCOS VINNICYOS 14 LUCAS RUANNEZ 15 Proclamação da República 17 Dia Internacional do Estudante 19 Dia da Bandeira 20 Dia Nacional da Consciência e Vania Meneses 23 Dia nacional de combate ao dengue Negra 26 Jackeline

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

NA TRILHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




Identificação:
1-Instituição:
Centro de Ensino João Pereira Martins Neto,fica localizada na Cidade Operária na Avenida 103,São Luis,Maranhão, conta com ensino fundamental e médio.
1.2-Autora e executora:
Esp.Ilma da Silva Araujo(Historia)
1.3-Publico Alvo:
Ensino Fundamental: 7A,7B,7C e 7D


1.4-Problemática:
            Desde 2013,legalizou a lei 10639 e trouxe a tona o 5 art. da constituição brasileira que discorre todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros ... a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
        I -  homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
   III -  ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
        IV -  é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
  VI -  é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
            O espaço que movimenta e possibilita trilhar nesse assunto, ampliando e conscientizando a comunidade para o meio social em suas praticas e atitudes é a escola. Nesse universo que a Consciência Negra data a morte do ícone da resistência negra no Brasil que é Francisco Nzumbi conhecido como Zumbi dos Palmares, o mais conhecido quilombo de resistência da escravidão no Brasil.Nessa premissa facilita trabalhar tópicos que ajudarão aprimorar a informação sobre a formação, identidade e cultura de um povo, respeitando e valorizando.

1.5- Finalidade

            Respeitar a diversidade cultural e propiciar condições para que o discente dialogue de forma clara e coesa.

2-Justificativa

            O projeto regimentado fomenta trabalhar de forma educativa a valorização e respeito as diferenças raciais. Para isso faz-se necessário criar estratégias para o direcionamento da ação.
A intenção desse projeto partindo de leituras bibliográficas, analise de vídeos, pesquisas é despertar os alunos para construção de praticas educativas para entender melhor a temática, ou seja de forma lúdica. Para facilitar essas posturas utiliza-se os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) que na qual contempla a diversidade cultural do país:

compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repudio as injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito;

posicionar-se de maneira critica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o dialogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas


utilizar as diferentes linguagens -verbal, musical, matemática,gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das
produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes interações e situações de comunicação.


3-Objetivo Geral:
-Levar o discente a analisarem sobre a diversidade cultural, percebendo as contribuições para o desenvolvimento da humanidade

3.1-Objetivo específicos:

-Promover o crescimento do aluno como ser pensante
-Oferecer aos alunos condições de se articularem para buscar  formas de apresentarem a temática
-Proporcionar aos alunos espaços e momentos de reflexão/ação sobre a riqueza  afro.
-Desenvolver a co-responsabilidade pela vida social compromisso individual e coletivo
-trazer a tona discussões provocantes, por meio de roda de leitura para uma postura critica frente a realidade social.

4-Método:

- apresentação do tema
- formação de grupo com 7 componentes
-formação do grupo em rede social (wastssap)
-leitura do livro : Historia dos povos indígena e afro-brasileiro - disponível na biblioteca da escola.
-analise de vídeo: menina bonita de laço de fita
-expressões artísticas (painéis, murais...)
-teatralidade
-produção de mascaras

5-Recursos:

Papel 40 kg
Eva
Aparelho de som
Cola de isopor
Caixas de papelão
Pinceis atômico: cores variadas
Malhas (tecidos)-vermelho, preto, amarelo, verde.
4 bambolês
TV
Notebook
TNT
Cola branca


6- Cronograma

Outubro
-apresentação do projeto
-leitura
-assistir o vídeo
-ensaios: peças,declamação
-confecção de cartazes, painéis e murais

Novembro

-ensaios
-culminância do projeto 21/11/2018

7-Seqüência Didática:

-Apresentar o projeto em fase de desenvolvimento para as turmas e pontuar leituras, vídeos para execução do mesmo.
-Seminário do paradidático - Historia dos povos indígena e afro-brasileiro vol. II
-Pintar telas com as seguintes personalidades que representa a cultura negra
-Irão confeccionar e expor máscaras africana fazendo o comentário das mesmas.
-declamação de poesias: Ser Negro
-historia da menina bonita de laço de fita.(debate)
-Desfile de casais com a narrativa Ser Negro de Robélia Aragão

8- Avaliação:
Levar em consideração os seguintes aspectos:
-Esforço pessoal.
-sua participação, nos debates discussões, trabalhos e pesquisas.
-sua preocupação e disposição para discutir e oferecer com a finalidade de transformar para melhor as condições de vida.
-seu efetivo desempenho nas atividades programadas

 Referencias Bibliográficas:

-BRANDÃO,Sergio Vieira-A Historia dos povos indígena e afro-brasileiro vol I,Expoente Curitiba 2009.
-BRANDÃO,Sergio Vieira-A Historia dos povos indígena e afro-brasileiro vol II,Expoente Curitiba 2009.
- BRASIL. Resolução No. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC, que “institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”

-BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: out.2018  

-CHARTIER & BOURDIEU (1985) A leitura: uma prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: R. Chartier (org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 231-253.

______. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacio-nais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.     

-VYGOTSKY, L. S. (1930a) O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In M. Cole, S. Scribner et al. (orgs) (1978) A formação social da mente, pp. 21-34. SP: Martins Fontes, 1984.

______. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacio-nais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.   




NA TRILHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Bom dia a todos e todas, senhora digníssima diretora Rita Marise, vice diretora Terezinha de Jesus, senhoras coordenadoras, Maria da Conceição, Clores Maria e Keila, professores presentes, alunos do 6 ano, oitavo ano e demais presente a esta instituição de ensino professor João Pereira Martins  Neto
Nesta data de hoje a 7 serie compreendida das turmas a, b, c e d, realizar se  a culminância ao longo de 3 meses o projeto Consciência Negra, tendo como subtema Na trilha da Consciência.

No ato cívico as bandeiras do Brasil Geane da 7 B


 Maranhão a professora Eliete


São Luis a coordenadora Clores Maria




e da escola a vice diretora Terezinha de Jesus


E na abertura iremos de pé cantar o hino nacional.

Dando prosseguimento ao projeto os alunos destacaram algumas profissões que sentiram motivados em representar a beleza negra, entre elas:  7b,rainha representada por Geane 7 b,



 youtober representada por Ana Julia 7d, 



engenheiro civil, Madjer 7A




recebendo a faixa de rainha


 bombeira  Nayle 7 A




médicos Rayssa 7D , Ludimila 7 D,




 João 7 D,Sergio 7D, João Victor 7C





advogados: Verônica 7 B,Kaylane 7 A, Newton 7 B


Luma 7 A e Luis Pedro 7 C



professores: Gabriel 7 B e Keyliane 7 B


Joao Victor 6D um rap da Consciência Negra de sua autoria



Sarah da 7b ira declamar um poema




Algumas personalidades foram pesquisadas e Bianca da 7b irá comentar sobre Dandara, Obama e Zumbi.







Graziela destacou a personalidade de Mariela e Mirela irá desfilar com a iconografia confeccionada por elas, ambas da 7 A



Renato na mesma ocasião ira comentar mais um pouco sobre Dandara e Nayana ira desfilar com a imagem.




Luma ira declamar o texto Sou Negro


Iviny 7 a, não ficou para traz quando o assunto retrata As ciências das diferenças.


James .Alef, Davi, Isaac, Jadilson.  Renato,Madger quiseram fazer uma viagem ao mundo e trará os cinco 
continentes para fazer uma pequena demonstração com a temática CONTINENTE SEM FRONTEIRA DA IGUALDADE.






E PARA FINALIZAR ESTA MANHA COM O PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA, NA TRILHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
ANA JULIA, ISABELY, CAIRES, LARA..Carolaine,Ludmila  7D IRÃO APRESENTAR UMA PEÇA CONTRA O PRECONCEITO.








  

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