Novembro

2Dia de Finados e WANDER KAUA 4 Dia do Inventor 5 Dia da Ciência e Cultura 9 Tatiana 11 Valterline 12 Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira e diretor da escola. 13 MARCOS VINNICYOS 14 LUCAS RUANNEZ 15 Proclamação da República 17 Dia Internacional do Estudante 19 Dia da Bandeira 20 Dia Nacional da Consciência e Vania Meneses 23 Dia nacional de combate ao dengue Negra 26 Jackeline

sábado, 19 de novembro de 2016

Consciência Negra: A BELEZA DA COR

Justificativa:
                O projeto direcionado a escola Jose Justino Pereira localizado na Cidade Operária, turno matutino tem a intencionalidade tratar a temática com a holística da valorização do negro, gerando e proporcionando espaços para manifestar aspectos culturais.
Problema:
                Na sociedade vigente, sempre visualizou-se o continente africano, sua população, sua cultura como pobre e traz sempre enfermidades como prioritária, alegando essa demografia como sujeitos históricos de desnutridos, inferiores e submissos as heranças etnocêntricas. Como a escola precisa debater, discutir e rediscutir não só essa premissa, mas dar enfoque a  influencia afro brasileira que temos muito que aprender e valorizar,haja visto que sofremos com o processo de colonização e a miscigenação.
                O maranhão é o segundo estado com um contingente populacional negro e não podemos deixar de abordá-lo. Nesse contexto tem a pretensão de valorizar a cultura negra e seus afro descendentes dando um embelezamento nas concepções sobre a beleza negra, os costumes, danças, artesanatos entre outros.
                O projeto tem caráter interdisciplinar com argumentos consistentes a parti das áreas humanas e linguagens.
Objetivo Geral:
Valorizar o negro e suas manifestações
Objetivo específicos:
-Sensibilizar os alunos do ensino médio para o respeito e apreciação da diversidade cultural africana.
-Conhecer os modos de ser, viver e suas implicações
Método:
-Pesquisa bibliográfica: artigos, livros
-analise de vídeos
-expressões artísticas
-musicalidade de contextualização
-teatralidade
-produção de mascaras
Publico alvo:
alunos do 3 ano (301,302,303)
Recursos:
Papel pardo 
Eva
Aparelho de som 
Faixa
Cola de isopor 
Caixas de papelão
Folha de papel adesivo 
Letra de papel adesivo 
5 bambolês 
Período:
Junho/julho: projeto, tema e camisa
Agosto: organização do projeto e camisa
Setembro:pesquisas aprofundadas e confecção de bonecos, padronização da caixas, formação de grupos
outubro
Seqüência Didática:
-Apresentar o projeto em faze de desenvolvimento para as turmas e pontuar leituras, vídeos para execução do mesmo.
-Ver as proposta para o modelo da camisa que associe ao tema
-Uma equipe ira apresentar o reggae mostrando seu gingado no ritmo romântico fazendo um breve histórico como surgiu o ritmo no Maranhão.
-Pintar  telas com as seguintes personalidades: ,Aluísio de Azevedo,  Negro Cosme, Grande Otelo,Maria Firmina,Martin Luther King.
-Irão confeccionar e expor mascaras africana fazendo o comentário das mesmas.
-Demonstração com um breve histórico sobre a capoeira.
-Grupo de samba fazendo uma evolução do passado ao presente.
-peça teatral da importância das pretas velhas nas historia das fazendo
-declamação de poesias
-historia da moça bonita de laço de fita.
-Desfile da beleza negra
-peça teatral: países que adotaram a nova ortografia um pouco de sua historia.
Avaliação:
Levar em consideração os seguintes aspectos:
-Esforço pessoal
-sua participação, nos debates discussões, trabalhos e pesquisas.
-sua preocupação e disposição para discutir e oferecer com a finalidade de transformar para melhor as condições de vida.
-seu efetivo desempenho nas atividades programadas
Galeria:
 ANIMAÇÃO: DJ LEO

APRESENTADORES:

PROFESSORES E DIREÇÃO




ABERTURA:O PROCESSO DE EVOLUÇÃO DOS NEGROS NA HISTORIA




















PAÍSES : GLOBALIZAÇÃO DA LÍNGUA AFRO BRASILEIRA




DANCA-ISFOR AFRICA 




CAPOEIRA

POEMA: MOMENTO AFRO POETICO

TELAS: DESFILE SOBRE O OLHAR AFRO



 MASCARAS E DESENHOS











REGGAE E SUAS LINGUAGENS







CONCURSO DE PARODIA: A BELEZA DA COR


JURADOS DA UFMA E ALUNOS DO 3 ANO

















DANÇA: FORMATION BEYONCE


DESFILE: 



ALUNOS DA UFMA DE HISTORIA


ENTREVISTA PARA MIRANTE:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog