Novembro

2Dia de Finados e WANDER KAUA 4 Dia do Inventor 5 Dia da Ciência e Cultura 9 Tatiana 11 Valterline 12 Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira e diretor da escola. 13 MARCOS VINNICYOS 14 LUCAS RUANNEZ 15 Proclamação da República 17 Dia Internacional do Estudante 19 Dia da Bandeira 20 Dia Nacional da Consciência e Vania Meneses 23 Dia nacional de combate ao dengue Negra 26 Jackeline

terça-feira, 10 de junho de 2014

PROJETO “APRENDER NO MUNDO DA COPA”.-JOSE JUSTINO PEREIRA 2014

CENTRO DE ENSINO JOSÉ JUSTINO PEREIRA
TURNO MATUTINO
ANO LETIVO 2014


PROJETO “APRENDER NO MUNDO DA COPA”.


1. INTRODUÇÃO
A Copa do Mundo configura-se como um evento esportivo de relevante importância.
Neste ano, ela acontecerá em nosso país entre os meses de junho e julho. Este período
será uma boa oportunidade, tanto para a promoção do futebol como para a divulgação da nossa diversidade cultural.
Haja vista que o povo brasileiro é apaixonado por futebol, justifica-se o desenvolvimento deste projeto. Desse modo, Copa do Mundo é uma grande oportunidade para trabalhar temas importantes com os alunos, enriquecendo as aulas e estimulando a aprendizagem.
Eventos como este, tornam-se excelentes recursos motivacionais para desenvolver e estimular o conhecimento e as competências curriculares através de um projeto interdisciplinar que visa o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento acerca do nosso País e dos demais países participantes do referido evento.
Nesse sentido, por meio da interdisciplinaridade pretende-se construir coletivamente um aprendizado consistente que faça sentido para os alunos, buscando orientá-los na construção dos saberes necessários para a cidadania e autonomia.
                                                                                                   
2. OBJETIVO GERAL
Desenvolver um projeto interdisciplinar para motivar os alunos a conhecerem melhor seu país e os participantes da copa,valorizando e respeitando as várias etnias e culturas,possibilitando a eles condições para que se apropriem dos diversos aspectos culturais,étnicos, políticos e sociais contidos neste evento.


3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Conhecer a história das Copas;
·         Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
·         Enfocar a união dos povos pelo esporte, tendo como foco sempre o tema paz e ofair play, ou seja, o respeito entre os jogadores e às regras do jogo, ter espírito esportivo, não “jogar sujo” e nem usar de violência;
·         Reforçar o espírito patriótico.
·         Reconhecer a importância da história do nosso País em Copas do Mundo;
·         Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;
·         Conhecer as contradições do nosso país;
·         Identificar as contribuições que os países participantes da Copa do Mundo 2014
trarão ao Brasil e para as capitais brasileiras sedes na copa;
·         Desenvolver valores importantes dentro e fora do campo como: ética,respeito,espírito de equipe,companheirismo,trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial e outros. 

4. ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS

·         Pesquisa em jornais, livros, revistas e internet;
·         Exposição de textos em murais: de cartazes;
·         Produção de textos individuais e coletivos;
·         Trabalho com os Hinos Nacionais dos países participantes da Copa do Mundo;
·         Jingles das copas antigas e recentes;
·         Trabalho com as Bandeiras dos países participantes da Copa do Mundo;
·         Pesquisa sobre as curiosidades da Copa do Mundo;
·         Pesquisa sobre a História das Copas;
·         Pesquisar os itens mais vendidos relacionados à Copa do Mundo;
·         Pesquisar sobre a Sede da Copa do Mundo: o modo de vida das pessoas, seus usos e seus costumes.
·         Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;
·         Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;
·         Efeitos nocivos de drogas no esporte (álcool, fumo, doping);
·         Refletir sobre o impacto ambiental provocado pelas construções dos estádios nas capitais sedes do evento;
·         Observar semelhanças e diferenças entre os países participantes da Copa (língua, danças, comida,costumes, etc.);
·         Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso fora do contexto esportivo;
·         Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos;
·         Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol/Criação de charges;
·         Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções;
·         Pesquisa sobre aspectos físicos,sociais,econômicos e humanos dos países participantes da copa (comparar com os indicadores brasileiros);
·         Novidades tecnológicas: estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avançam em telecomunicações (imagem/som);
·         Utilização do mapa para localizar os países participantes da Copa com destaque para o fuso horário de cada um;
·         Utilização do mapa para localizar a sede da Copa e as capitais que serão sede de outros países;
·         Debate sobre o patriotismo que surge na época da Copa;
·         Discussão sobre a mão de obra temporária e o desemprego no país;
·         Dicas saudáveis para cuidar do corpo, da mente e de alimentos que fazem bem para o nosso corpo.


5. METODOLOGIA
 Os alunos vão desenvolver suas atividades a partir de aulas expositivas, do uso das tecnologias disponíveis na escola, atividades de pesquisa direcionadas pelos professores, trabalhos em grupo e individual, leitura de textos, exibição de vídeos sobre os temas da copa, sobre o Brasil, músicas, etc.
Cada turma fará o estudo mais específico sobre alguns países participantes da Copa, sob a orientação de professores previamente escolhidos, conforme abaixo:

TURMA
PAÍS PARTICIPANTE
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
101
CAMARÕES
LUCIANA E PAULO
102
JAPÃO
VERIDIANA, MÁRCIA E REGINALDO.
103
IRÃ
JOSEANE E MARIA RITA
201
ARGENTINA
CÁTIA E FLÁVIA
202
ESPANHA
WELAINE E EDUARDO
203
ESTADOS UNIDOS
GESSIRAN E ROSINEIDE
204
ALEMANHA
 ESP. ILMA E JOBENIO
301
RUSSIA
HELENA E LUCYMARY
302
ITÁLIA
ANA PAULA E YRON
303
MÉXICO
CRISTIANE E EDVILSON


















6. AVALIAÇÃO

Este projeto será avaliado durante todo o seu desenvolvimento, levando em consideração as fases de pesquisa, estudo, debates, confecção dos trabalhos e materiais e, por fim a apresentação.
Os trabalhos desenvolvidos pelas turmas serão avaliados a partir de alguns critérios como conteúdo, organização, criatividade, criticidade, etc.; sendo que esta avaliação será utilizada como uma das notas para todas as disciplinas do 2º período, de acordo com o critério de pontuação obtido na gincana.

7. CULMINÂNCIA
As atividades serão encaixadas numa gincana a ser realizada dia 10/06. Cadaequipe representará alguns países participantes da Copa e os alunos realizarão atividades diversificadas relacionadas com a temática trabalhada.

8. RECURSOS
Vídeos,filmes,data show,internet,jornais,revistas,caixa de som,microfone,pendrive,notebook.
cartolinas,balões,tintas,pincéis,etc.

                                                                        ALEMANHA










                                                               ITALIA (MASCOTE)

                                                           ALEMANHA-DANÇA TIPICA




                                                             IRA-DANÇA TIPICA

                                                ARGENTINA-DANÇA TIPICA

                                                      ESPANHA-DANÇA TIPICA

                                            ESTADOS UNIDOS- DANÇA TIPICA

                                                          RUSSIA- DANÇA TIPICA
                                                    ITALIA-DANÇA TIPICA
                                                  MEXICO- DANÇA TIPICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog