Em tempos de respostas fáceis, disponíveis a partir de qualquer celular com internet, qual a relevância do mestre para as crianças da nova geração?
Segundo o psicanalista e educador Rubem Alves, a resposta é simples: "A missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na internet.
É um trabalho conjunto que, quando bem orquestrado, ajuda a formar crianças cada vez mais preparadas para os novos desafios. E esse processo começa bem no início, quando a criança chega ao jardim de infância.
Separamos aqui algumas dicas de como os pais podem trabalhar em parceria com o professor, de modo a criar um ambiente favorável para os filhos. Confira:
- Suas experiências pessoais podem impactar a visão que seu filho tem dos professores. Não deixe que a sua relação como aluno seja mais importante do que a que seu filho está desenvolvendo no presente.
- Não force a relação com o professor. Ele tem cerca de 30 alunos por turma e uma agenda sempre apertada. Mas, quando precisar ou surgir a oportunidade de conversar, ouça o que ele tem a dizer. Sugira formas de colaborar, seja presente e interessado no desenvolvimento de seu filho.
- Não interfira no vínculo entre seu filho e o professor -deixe que ele desenvolva uma relação com o professor. Este é um dos primeiros contatos dele com o mundo fora da família e, justamente por isso, um momento de grande aprendizado.
- Participe! Sabemos que os dias estão corridos, mas frequentar as reuniões escolares é uma das formas mais eficientes para ajudar seu filho a ser um aluno bem-sucedido.
Quando paramos para pensar no papel do professor - em sua habilidade de provocar a curiosidade e o senso crítico, em sua maneira de gerenciar os conceitos de disciplina e respeito dentro de sala de aula, percebemos que, à medida que nossos filhos crescem e ampliam sua visão de mundo, sua importância torna-se cada vez maior, independente da época em que vivemos. Marcia Lima, fragmentos extraido do site http://piccolouniverse.com/pt/amar/159-dia-do-professor-qual-a-importancia-do-mestre-na-educacao-do-seu-filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário