Outubro

Dia Internacional da Música, Kauan 2 admI MJP 01/10 Dia das Abelhas, 03/10 Niver Prof Josiana MJP Dia de São Joao Calábria 08/10 Niver de Leticia Santos MJP 2 admII Niver de Esdras 10/10 Niver de Gabriel Lorran 11/10 Dia das Crianças, 12/10 Niver de Pyetro 2 inf MJP 14/10 Dia do Professor, 15/10 Dia Mundial da Lavagem das Mãos, 15/10 Niver de Wilma, Dia do Medico, Geovanna 101 MJP Wesley 2 admII 18/10 Dia Nacional da Inovação, Luciano MJP 2admII19/10 Niver de Claide Vi 20/10 MJP 102 Niver de Luis Alberto 22/10 MJP 102 Niver Prof Harley Justino 23/10 Dia Nacional da Saúde Bucal, Maria Fernanda MJP 101, Ivanilson MJP 102 Raissa 2 inf MJP 25/10 Niver de Estevao 2 inf MJP 26/10 Niver de Arnaldy 27/10 - MJP 101 Niver do Prof Luis e Hugo Justino, Graziella MJP101, Geovana 2 admI MJP 28/10 Dia Nacional do Livro, Ronald Cascaes MJP 102 29/10 Dia das Bruxas, 31/10 Niver de Gilton, Dia do Saci, 31/10

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uma ação vale mais que mil palavras


Centro de Ensino São Operário
SEDUC
Educadores: : História (Esp. Ilma da Silva Araújo), Geografia(Maria de Jesus da Silva), Arte(Maridalva de Oliveira Sousa) e Educação Religiosa(Ana Maria Pinheiro Marques).
PROJETO
8 º e  9º Ano

Tema: Uma ação vale mais que mil palavras: impressões do meio ambiente.

Objetivo:
Compreender quais são as ações prejudiciais e quais consequências geram em nosso planeta.

Conhecimento prévio:
Compreender que muitas ações do homem na natureza geram consequências ao meio e ao ser humano.

Atividade motivacional:
Instigar os alunos quanto às ações do homem que podem prejudicar a natureza e quais medidas podemos tomar para amenizar os problemas existentes.

Tempo
É um projeto para, no mínimo, um semestre. Há algumas possibilidades de sistematização da discussão que poderão ser utilizadas para cada etapa da pesquisa ou debate, podendo todas elas ser parte de um blog (guardião da Historia-www.guardiaodahistoria.blogspot.com) .

Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes do site Porta Curtas, Blogs, maquetes, celular, notebook, GoogleEarth. multimídias, câmera fotográfica., pen-drive, dvd, cd.


Recursos Humanos
Trabalhos em colaboração com professores de diferentes disciplinas: História (Esp. Ilma da Silva Araújo), Geografia(Maria de Jesus da Silva), Arte(Maridalva de Oliveira Sousa) e Educação Religiosa(Ana Maria Pinheiro Marques).
Encaminhamento metodológico: (História)
Apresentar o projeto a turma, mostrar um vídeo e fazer indagações sobre o meio que o cerca.
Relacionar  o tema com a campanha da fraternidade.
Conversar com os alunos sobre que medidas podemos utilizar para amenizar os impactos ao meio ambiente. Exemplos: redução do lixo, separação do lixo, diminuição da poluição, menos carros nas ruas, fiscalização intensa de fábricas, entre outras medidas..
Confeccionar um vídeo apontando a possibilidade de melhorar o meio e deixar bons exemplos para futura geração.
 Gravar a apresentação e apresentá-la às outras turmas da escola.
Encaminhamento metodológico: (Arte)
Durante o período de execução do projeto os alunos foram incentivado a se inteirar da temática, buscando assim diferentes fontes de pesquisa.
Esse trabalho culminou na adaptação da musica “xote ecológico” de autoria de Luiz Gonzaga.
Nessa adaptação, eles procuraram mostrar a realidade do nosso meio ambiente hoje em comparação ao ontem.
Encaminhamento metodológico: (Geografia)
Produção coletiva de faixas, cartazes e outros materiais que enfatizam o uso consciente e a preservação do meio ambiente.
Leitura de materiais informativos sobre preservação ambiental e discussões sobre o tema abordado.
Analise da letra da música planeta morto, do grupo Titãs.


Encaminhamento metodológico: (Educação Religiosa)
Após abordagem do tema foram motivados a trabalharem com maquetes enfatizando o nosso planeta ontem e hoje.



Avaliação:
Os grupos já formados terão que optar por uma ação e realizar uma conscientização na escola e, se desejar, na comunidade ao entorno. Essa atividade pode envolver: blog(Guardiaodahistoria), visitas, fôlderes, cartazes, faixas, maquetes a fim de integrar as pessoas comprometidas para a solução dos problemas e o bem comum.
Ir registrando as medidas em um computador ou fazer a produção em cartazes, colocando imagens e figuras pertinentes.
Essa produção poderá ser exposta em sala ou pela escola, com etiquetas para a nomeação das produções.
Desenvolver um texto coletivo com a turma sobre o tema estudado.
Bibliografia e dicas de leitura:

BRASIL: Educação Ambiental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
DIAS, G.F: Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6ª Edição. Editora Gaia. São Paulo, 2000.
 DIAS, G.F: Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental, Ed Global São Paulo, 1994.
DOHME Vânia e Walter: Ensinando a Criança Amar a Natureza ; Informal editora – São Paulo, 2002.
OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental – Uma Possível Abordagem. 2ª Edição. Ed. IBAMA. Brasília, 2000.

 FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog